Criar uma Loja Virtual Grátis
Curados pela Palavra de Deus
nation2.com

comunidades.net

Nova história

Atos 2: 14, 41; 3:6,7; 4: 8
Deus tem uma nova história para você!
 
Quando olhamos para Pedro nestes versículos, ficamos boqui-abertos com a mudança e transformação que Pedro teve. De um pescador simples e sem conhecimento, ele se transformou em um homem cheio do Espírito Santo e usadíssimo por Deus.
A história de Pedro poderia ser de um humilde pescador, pai de família, trabalhador, mas Deus começou uma nova história na vida de Pedro.
E você, qual é a sua história? Será que a história da sua vida está marcada com maldades, paralisias, inferioridade, pequenês?
Deus tem uma grande história para escrever em nós, e precisamos entender que somos a carta. 2 Co 3: 1-3.
Deus só irá escrever se esta carta estiver aberta.
 
Pedro foi o discípulo que negou Jesus, que cortou a orelha do soldado, que não queria que Jesus lavasse seus pés.
Mas ele deixou que Jesus escrevesse uma história tão grande em sua vida, que todo o mundo, por todas as gerações, iria saber.
 
Vamos verificar alguns passos para uma nova história:
 
1) Lucas 5:1-11 - Não viva baseado nas experiências passadas e nem no antigo.
Pedro havia pescado a noite inteira. Nada conseguiu. E você? Talvez continua na sua velha história porque não acredita que pode acontecer de novo, que Deus é o Deus da segunda oportunidade, da segunda chance, da glória da segunda casa. Ficamos preso na nossa tenda. Talvez você perdeu uma porta de emprego lá atrás, e não acredita que pode se abrir outra mais maravilhosa. Deus é o Deus que nos surpreende com o melhor!
Deus queria escrever uma nova história na vida de Abraão. Gênesis 12: 1-3. Abraão teve que abandonar seu passado, seus pertences, suas lembranças para ir rumo ao novo.
Está na hora de você sair da tenda. De você abandonar o passado e seguir o Mestre.
Deus tem milagres novos! Tem pessoas que se baseiam em milagres que aconteceram a tantos anos e não experimentaram aquilo que Deus tem de novo para suas vidas.
Se abra para viver o novo.
 
2) Mateus 14:28-32 - Ouse em fé, vencendo o medo e aquilo que prende você.
Quem na Bíblia até aquele dia havia andado sobre as águas? Ou quem na história da humanidade?
Pedro foi o pioneiro em andar sobre as águas. Porque ele não permitiu que o medo ficasse em sua vida, mas ele ousou!
A fé move-nos em ousadia. A fé é certeza. Você tem certeza das promessas de Deus na sua vida? Você é convicto naquilo que Deus promete?
É hora de demonstrar uma fé ousada e assim haverá vitórias, libertação e restauração. Não esqueça: Deus procura pessoas que tenham uma fé ousada. Como vai a sua fé? Finalmente, pense nas palavras de Charles H. Spurgeon: “Uma pequena fé levará a vossa alma aos céus, mas uma grande fé trará os céus à vossa alma”.
A mulher cananéia insistiu com fé para sua filha ser curada. Mateus 15:21-28.
Você insistiria? Você ousaria?
Faça o que deseja em fé. Quando envelhecer, você tem que olhar para trás e dizer: fiz tudo que queria e não me arrependo de nada!
 
3) Mateus 16:16-20 - Seja aquilo que Deus fala que você é, não aceite rótulos do inimigo.
Pedro era um homem de difícil temperamento, mas ele era uma pedra, onde Jesus iria estabelecer a sua Igreja. Pedro teve sua história transformada, porque mesmo com os erros, dificuldades e traição, não aceitou o rótulo de traidor. Se analisarmos Judas e Pedro, ambos foram traidores de Cristo (um pelo dinheiro, outro pela negação). Mas a diferença é que Pedro se arrependeu e não aceitou o nome que o diabo queria que ele tivesse.
Tem pessoas que continuam sendo "Sapos" na história de suas vidas porque ainda não despertaram para aquilo que Deus fala que elas são: príncipes e princesas de Deus. Estão debaixo de um rótulo do inimigo: ex-isso, ex-aquilo, derrotado, fulano que matou, etc...Está na hora de você transformar o personagem da sua vida. Chega de ser derrotado, infantil, inseguro, medroso, viciado. Em Cristo, você é Mais que Vencedor, Sal e Luz da Terra, Discípulo do Mestre.
Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou!
 
4) Mateus 16:21-23 / 26:69-75 - Aprenda com os teus erros. Não se culpe a vida inteira.
Pedro foi o discípulo que tem o maior registro de erros e exortações do Mestre.
Vejamos alguns:
1) Não queria que Jesus fosse a cruz - foi exortado por Jesus (para trás de mim, Satanás).
2) Não queria que Jesus lavasse seus pés - Jesus o exortou, depois queria que fosse lavado todo o corpo.
3) Queria montar tendas para Jesus, Elias e Moisés na transfiguração. - o próprio Deus o exortou, falando em voz audível.
4) Negou a Jesus -  recebeu o olhar triste do Mestre.
5) Cortou a orelha do soldado - foi repreendido por Jesus.
6) Com certeza a lista se estende...
Acreito que se hoje recebessemos todas estas exortações, nem estaríamos mais na presença de Deus.
Os erros somente geram aprendizado quando nós os reconhecemos, admitimos nossa responsabildade e refletimos honesta e disciplinadamente sobre suas causas. Pedro aprendeu com seus erros. Davi também. E você, tem aprendido com os seus?
Segundo um psicólogo, "culpa é o sentimento de ser indigno, mau, ruim, cheio de remorsos, auto-censurável, detestando-se a si mesmo. A culpa tende a reforçar o lado negativo, a pessoa não se sente digna, e acaba voltando a sua raiva e mágoa para dentro de si mesma". Perdoe a si mesmo.
Se Pedro fosse levado pela culpa, ele não seria aquele discípulo que pregou e mais de 3000 almas foram convertidas.
Errou? Arrependa-se, confesse a Deus, reflita para não errar mais e bola pra frente!
Olhe para Pedro: mesmo com tantos erros, ele foi um dos maiores discípulos de Jesus.
 
5) João 21:15,17 - A sua visão do Escritor da história determina como ela será escrita.
Pedro foi confrontado pelo amor do Mestre. Pedro não merecia o amor de Jesus, mas a graça de Deus o envolveu. Qual sua visão do Escritor da sua história? Quem é Deus para você? Irado? Castigador? Mau? Impaciente? Implacável? Mentiroso? Que abandona, que não cuida?
Pessoas tem uma história triste porque não enxergam Deus como Ele é.
Pessoas que enxergam Deus como triste, sério, longe tem uma história triste, cheia de mágoas, depressão, angústia. Deus é alegre! Deus é festivo! Deus é Amor!
Pedro sabia que Jesus era amoroso, misericoriodo e gracioso. E por isso, não entrou numa depressão, não fugiu para outro lugar.
Comece a enxergar Deus como a Bíblia o descreve.
 
Pedro permaneceu nesse propósito até o fim de sua vida. Foi morto porque decidiu pregar o Evangelho e jamais negar o nome de Cristo novamente. Segundo historiadores, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor havia morrido.
 
Sua história foi uma grande história.

E a sua história?

 

Sermão ministrado pelo Missionário Róger da OBPC Pq. Rodrigues Alves